quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Secretário de Saúde de Juazeiro do PI defende-se de matéria contra sua pasta

Falta médico, enfermeiro e carro no único Posto de Saúde da cidade

pacientes precisam se dirigir para Castelo do Piauí. Paciente já pagou até combustível para ambulância. A situação nos serviços essenciais do município de Juazeiro do Piauí (158 Km ao norte de Teresina) virou um caos.

Nesta segunda feira, 12/02, um senhor de nome Francisco Uchôa, que é funcionário da AGESPISA de Juazeiro do Piauí, buscou atendimento médico no Posto de Saúde da cidade de Juazeiro do Piauí, às 14 horas e 30 minutos, em pleno horário de expediente, mas não conseguiu. Neste horário simplesmente não tinha nenhum atendente trabalhando no local.

Francisco Uchôa teve que buscar atendimento na cidade vizinha Castelo do Piauí, percorrendo 32 km de distância, e ainda teve que ir em sua própria moto, pois não tinha ambulância no Posto de Saúde. Para completar o descaso do poder público para com os munícipes, o único carro da saúde que estar na cidade não tinha motorista.

Imagina quem não tem como se deslocar até a cidade vizinha, chegar ao Posto de Saúde e não encontrar um funcionário capacitado para fazer o atendimento necessário que a pessoa precisa, nem quem faça um curativo, se for necessário.

Este não é o primeiro caso de descaso com saúde na cidade. “No dia 25 de dezembro de 2011 precisei do carro da saúde de Juazeiro do Piauí pala levar uma criança doente para o Hospital de Campo Maior, e tive que colocar combustível no carro, pois não tinha combustível suficiente para fazer a viagem” diz o blogueiro J. Uchôa, de quem são essas informaçõess.
Sobre a matéria acima, o secretário municipal de Saúde de Jauzeiro do Piauí, enviou nota ao Campo Maior Em Foco. Veja abaixo, na íntegra:

RESPOSTA  do secretário de saúde sobre a matéria:

Primeiro:  O setor saúde do município é composto por 02 (duas) equipes do PSF, uma na zona urbana e outra na zona rural, com 02 médicos, 02 enfermeiras,  02 dentistas, 02 técnicos de enfermagem do PSF,  02 THD, 13 agentes comunitárias de Saúde e 04 agentes de endemias;  mais 05 técnicos de enfermagem lotado no Posto da Sede e na zona rural, e 04 motoristas.
Segundo:  O Setor é dotado de veículos para atendimento aos pacientes com encaminhamento médico para outras Unidades de Atendimentos quando preciso, como em Castelo,  Campo maior e Teresina, com 01 ambulancia, 01 Fiat Uno e 01 Camionete Hillux, que transporta a equipe do PSF e pacientes se necessários, para atendimentos na zona rural.

Terceiro: A denúncia desse cidadão é totalmente infundada, uma vez que o paciente em questão é o seu pai, e ele procurou o serviço médico na parte da tarde quando já havia acabado o atendimento médico e a atendente tinha se sentido mal e pediu pra se ausentar, e o fato de não ter atendente no posto foi apenas uma coincidência, mais nada que justifique uma notícia tendenciosa e maldosa do cidadão que postou a notícia, de forma irresponsável e tendenciosa.

Quanto ao combustível, é a mais deslavada mentira quando o cidadão diz que colocou combustível  para uma viagem que fez levando um paciente. Na verdade o abastecimento não ocorreu no dia 25 de dezembro porque o Posto de Combustível do município não estava abastecendo, por falta de energia.

A respeito da falta de motorista no caso de hoje, o denunciante após fazer a denúncia infundada, que será devidamente apurada, soube localizar o motorista para perguntar se o mesmo  era quem estava de plantão. O mais incrível é que no Posto de Saúde existe uma relação com o nome e telefone de todos os motoristas para eventual localização. Inclusive com o telefone pessoal do secretário de Saúde para qualquer contato.

O denunciante não procurou ninguém na Secretaria de Saúde para pedir explicação sobre o assunto e solicitar um pronto atendimento, ele apenas passou no Posto de Saúde e perguntou se o motorista  estava lá e foi embora sem nada mencionar.

Juazeiro do Piauí, através do prefeito Antonio Andrade, está é dotando o setor de uma excelente estrutura para atender com dignidade à população, e isso as pessoas de bem sabem que lá não falta nada no setor saúde. A população nunca foi tão bem atendida como está sendo agora.

Fonte: maiscastelo.com
Edição: Oliveira Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário