sábado, 4 de fevereiro de 2012

Denúncia: Transferências irregulares de eleitores poderão comprometer lisura de pleito em Juazeiro do Piauí

Apesar de Juazeiro do Piauí está entre as cidades que deverão passar por revisão eleitoral no próximo ano, as transferências irregulares de eleitores estão acontecendo diariamente no município, conforme denúncias encaminhadas ao Juazeiro Alerta. Este fato comprometerá a lisura das eleições 2012, já que pessoas alheias a realidade e sem compromisso com Juazeiro do Piauí, decidirão os destinos de seus munícipes, como vem ocorrendo nas últimas três eleições municipais.

De acordo com os dados do censo/2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tinha 4.757 habitantes, mas nas eleições estaduais do mesmo ano, aproximadamente 5.200 eleitores estavam aptos a votar, o que corresponde a cerca de 10% a mais da população de Juazeiro do Piauí. Se o Ministério Público Eleitoral (MPE) da Comarca de Castelo do Piauí, onde o município é termo judiciário não coibir tal irregularidade, haverá uma perpetuação de maus gestores na administração municipal.

De acordo com informações repassadas à nossa reportagem, "carradas de pessoas" são transportadas em veículos de um ex-gestor do município para transferirem o título. São eleitores, principalmente de Sigefredo Pacheco e Milton Brandão, que também estão prejudicando o desenvolvimento de suas terras e cometendo crime eleitoral, pacífico de punição.

Estas práticas nada republicanas devem ser coibidas pela Justiça Eleitoral. Por isto é que cerca de representantes de 11 partidos políticos estão levantando informações para anularem as transferências irregulares. "Eles pensam que nós não estamos acompanhando os passos deles, mas estão redondamente enganados", disse um representante partidário que não quis se identificar.

A Justiça Eleitoral, através do Ministério Público Eleitoral, deve está atenta a este tipo de fraude tão recorrente no município. É preciso punir os infratores e deixar que a população decida seus próprios destinos. Isto vale também para os habitantes de Sigefredo Pacheco, Milton Brandão e outros municípios.

Cabe a justiça, garantir aos eleitores de cada município, o direito constitucional de escolherem seus representantes. E assim, punir com o rigor da lei, políticos corruptos e eleitores que se vendem na transferência de voto para macular o resultado de uma eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário