sexta-feira, 11 de maio de 2012

Histórico sobre o esporte juazeirense ao longo dos anos

Desde os tempos em que Juazeiro era povoado de Castelo do Piauí, que os moradores vêm acompanhando os verdadeiros desportistas, ou seja, aqueles que, independente do poder público, promoveram e continuam promovendo o esporte local. Na época nem se cogitava em emancipação política do povoado, o que dá a certeza de que a iniciativa não tinha fins eleitoreiros.

Abertura da IV Copa Feliciano Mourão de Futebol
Durante a Semana Santa e em épocas de férias, os netos de Feliciano Mourão (Chicão, Tonho Veríssimo, Bolinha, João Filho, Edivar, Ferdinand, etc.) movimentavam a comunidade Olho d’Água Grande com torneios esportivos, atraindo muitas pessoas para a localidade. Somou-se a este grupo a família Venâncio, representada por Venâncio Filho, Soares e o Rocha. É claro que outros desportistas, como Antonio Marciano, Chagas Pangué, Carlinhos Caé, Sucy, dentre vários outros, contribuíram para a difusão do esporte em nossa terra, menos os aproveitadores do momento.

Depois de algum tempo, os torneios esportivos passaram a ser disputados na sede do povoado, no campo de futebol que se localizava ao lado da antiga Igreja de São Francisco das Chagas. Hoje, pela falta de um estádio em nossa cidade, o futebol é praticado no bairro Bom Jardim, distante para o deslocamento do torcedor da sede do município.

Não temos um estádio em nosso município. Temos apenas um Campo de Futebol Comunitário, também no bairro Bom Jardim. Este campo ainda está sub-utilizado por precisar de alguns melhoramentos. Mas é bom lembrar: ele foi construído através de Emenda Parlamentar do ex-deputado estadual Paulo Martins (PT), após solicitação dos desportistas Tonho Veríssimo, Chicão e Bolinha, que sempre se preocuparam em melhorar a prática do futebol.

Cabine de transmissão radiofônica da Copa Feliciano Mourão
Com a emancipação de Juazeiro do Piauí, os desportistas acreditavam que o esporte fosse valorizado, mas muito pouco foi feito. Somente um torneio na Semana Santa e outro nos Festejos de São Francisco das Chagas. O interior do município só era lembrado em épocas de eleição.

Após perceber o descaso do poder público com o esporte, os desportistas se aliaram a iniciativa privada para promover o esporte e contribuir para que a juventude tenha uma melhor qualidade de vida, ficando longe das drogas que tanto assusta os pais de famílias  nos dias atuais.

Foi assim que Tonho Veríssimo, Chicão e Bolinha idealizaram em 2005 a Copa Feliciano Mourão de Futebol, um dos maiores eventos esportivos da região Norte do Estado. A criação da Liga Amadora Juazeirense de Esporte (LAJE) também foi um marco na história do esporte no município, onde pessoas como Zé Valdo, Jesualdo Visgueira, Mariano Visgueira, Ademar Rocha, Tarciso Visgueira, Luíz Andrade, Airton Mariano, dentre outros; somaram-se ao grupo para fortalecer o esporte local.

Público presente na Copa Feliciano Mourão
Como o poder público não tinha compromisso com a área esportiva, este grupo, a iniciativa privada e a Fundação Venâncio Soares, foram os responsáveis por duas participações da seleção masculina e uma participação da seleção feminina de Juazeiro do Piauí na Copa Piauiense de Futebol Amador, competição organizada pela Fundação de Esportes do Piauí (FUNDESPI), com apoio da TV Clube, afiliada da Rede Globo. A Copa Piauiense de Futebol chegou a contar com mais de cem seleções, se transformando numa das maiores competições esportivas do mundo.

Em 2008, a abertura da I Copa Piauiense de futebol Amador Feminino aconteceu em Juazeiro do Piauí, no campo do Bonzão. Após a solenidade de abertura, a seleção juazeirense venceu a seleção campomaiorense pelo placar de 1X0. A festa de abertura e o gol da partida foram mostrados no Globo Esporte local, onde o apresentador João Eudes, disse: “Juazeiro do Piauí se transformou na capital piauiense do futebol.”

Outro feito importante destes desportistas para o futebol local, foi a quebra da hegemonia de oito anos do River Playt na Copa Mangueira, no município de Castelo do Piauí. O grupo, junto com a iniciativa privada, fizeram a inscrição do Pajeú na competição e arcaram com as despesas durante a competição. A equipe de Olho d’Água Grande sagrou-se campeã e quebrou a hegemonia da agremiação castelense. Airton Mariano teve participação importantíssima nesta conquista histórica para o futebol juazeirense.

Abertura da Copa Piauiense de Futebol Feminino
O reconhecimento pela dedicação e incentivo ao esporte rendeu uma homenagem além-fronteira ao empresário e desportista Tonho Veríssimo, onde a Comissão Organizadora da Copa da Amizade, que reúne seleções de municípios da região de Campo Maior, colocou o nome do empresário no troféu de campeão da competição no ano de 2009.

Em 2011, José Gomes juntou-se a este grupo e com apoio de lideranças comunitárias, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação das Mulheres Organizadas (AMOR), Núcleo de Apoio Comunitário de Juazeiro (NACOJ), dentre outros, realizaram a I Copa Municipal de Futebol Amador de Juazeiro do Piauí. Uma belíssima competição que contou com representantes de todo o município e que teve a equipe da Simpatia como primeira campeã municipal.

4 de Julho, campeão piauiense de 2011
Culminando com este grande evento esportivo, o 4 de Julho, da cidade de Piripiri, campeão piauiense de futebol profissional de 2011, jogou no campo do Bonzão contra a seleção juazeirense e perdeu pelo placar de 2x1. O jogo foi intermediado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Galdino, junto ao deputado estadual Marden Meneses (PSDB).

Aqueles que só se preocupam com o esporte em anos eleitorais inscreveu a seleção juazeirense na Copa da Amizade deste ano. O grupo que realmente faz acontecer o esporte em Juazeiro do Piauí tinha o direito da inscrição, mas como não usa o esporte como trampolim político e para evitar um possível desgaste para a seleção, evitou a polêmica. Mas uma coisa é certa: os verdadeiros desportistas do município estarão torcendo pela seleção para a conquista do título.

Público presente na final da I Copa de Futebol Municipal, em Juazeiro do Piauí
Esta publicação tem o objetivo de alertar a população juazeirense, principalmente os atletas, a respeito de pseudo-desportistas que só aparecem em épocas de eleições. Neste período eles financiam equipes de futebol e realizam torneios esportivos, com distribuição de cerveja e churrasco, na tentativa de ludibriar o eleitorado. É bom lembrar que eles administraram o município por 12 anos e quase nada fizeram pelo esporte de Juazeiro do Piauí.

Troféu da Copa da Amizade, homenageando Tonho Veríssimo
Juazeirenses, é hora de separar o joio do trigo, ou seja, separar aqueles que promovem continuamente o esporte, daqueles que se aproveitam dele para se promover em ano eleitoral!

Reportagem: Oliveira Alves/ Juazeiro Alerta.
Fotos: Oliveira Alves/ Fernando Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário