segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aniversário se transforma em palanque político e confraternização de alguns "fichas sujas"

O que seria o aniversário do ex-prefeito Zé Neto se transformou em palanque político, com direito a pedido de voto em período expressamente proibido pela legislação eleitoral. O episódio aconteceu na noite do último sábado, na fazenda do ex-prefeito e da pré-candidata a prefeita de Juazeiro do Piauí, Joselany Borges e Silva Milanez, na localidade São Bento, conforme informações obtidas com exclusividade pela nossa reportagem.

De acordo com a gravação dos discursos acalorados em nosso poder, o ex-prefeito usou a data de seu aniversário como subterfúgio para driblar a legislação que proíbe propaganda eleitoral extemporânea. O lançamento de pré-candidatura é legal, o que não pode é utilizar este momento para pedir votos, como aconteceu durante os pronunciamentos dos vários oradores.

Ex-prefeito disse que manda na mulher dentro de casa, em evento público
A maioria dos oradores destacaram os serviços prestados pela médica ao município e pediram voto para sua eleição a prefeita. Eles só esqueceram de falar que a médica recebe um excelente salário para desenvolver o seu trabalho. Salário este que é pago pela população para que ela preste um bom serviço médico aos juazeirenses.

Assim sendo, a médica tem a obrigação de atender a cada cidadão e cidadã do município que vier a lhe procurar, sem que isto represente um favor. É bom que se frise, que independente de receber salário, o profissional da medicina tem o dever de não negar atendimento, conforme juramento feito e o código de ética médico, sob pena de negligência.

Joselany: em caso de vitória, Zé Neto será o principal assessor
Durante seu pronunciamento, o ex-prefeito cometeu mais outro crime eleitoral, divulgando dados de uma pesquisa que teria sido encomendada pelo governo do estado. Como a opinião pública não tomou conhecimento desta pesquisa pelos meios de comunicação, tudo indica que a mesma não foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma exigência legal neste período.

Mesmo dizendo que é a mulher quem vai mandar, caso seja eleita, Zé Neto deixou uma dúvida no ar, ao afirmar que manda na mulher dentro de casa. Fica uma preocupante pergunta: será se uma mulher que se deixa mandar em pleno século XXI tem condições de administrar um município? 

A sinceridade do ex-prefeito deixou muitos dos presentes preocupados e até mesmo decepcionados. E certamente as mulheres se sentiram humilhadas diante de uma atitude que nos remete a época do coronelismo, onde elas tinham que obedecer cegamente as ordens dos maridos. Esta mentalidade tem que ser banida nos tempos atuais, afinal de contas a mulher conquistou o seu espaço na sociedade e vem lutando lado a lado com o homem na busca de um país melhor para as futuras gerações.

Durante sua fala, a médica Joselany Milanez confirmou que o seu esposo será um importante assessor, caso seja eleita, devido a larga experiência que ele tem. Outra preocupante pergunta: se ela é mandada em casa, não será também na prefeitura? Com a palavra para responder as duas questões o ex-prefeito e a pré-candidata.

Além do aniversário, do lançamento da pré-candidatura e da propaganda extemporânea, o encontro serviu também para uma confraternização de alguns "fichas sujas", inclusive de outro município, como foi caso do ex-prefeito cassado de Sigefredo Pacheco, João Gomes, presente ao evento.

Reportagem: Oliveira Alves/Juazeiro Alerta
Colaboração: Fernando Silva/Super Juazeiro
Fotos: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário