quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Equipe do IQE faz acompanhamento pedagógico de ações em Juazeiro e mais 10 cidades do PI


SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO GABRIELE DUARTE
O projeto, em convênio com as prefeituras, desenvolve-se desde abril de 2010.
A equipe de educadores do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE), entidade não governamental, executou um cronograma de visitas a 10 municípios piauienses inscritos no programa Qualiescola para uma avaliação pedagógica das ações do Instituto que atua na formação de professores da educação básica.
O projeto, em convênio com as prefeituras, desenvolve-se desde abril de 2010 com a formação continuada para os responsáveis pelo acompanhamento do programa junto aos professores em cada município. De abril a julho do ano passado, as ações concentraram-se na avaliação diagnóstica e no estudo teórico introdutório. A partir de agosto do mesmo ano os professores passaram a participar das oficinas e dos plantões para atendimento individual.
As formadoras do IQE Conceição Parateli, de Matemática, Maria Helena Costa Braga, de Língua Portuguesa e o coordenador de projetos no Piauí, Pedro Paulo Lombardi, estiveram nas cidades de Água Branca, Buriti dos Lopes, Cocal, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Juazeiro do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Pio IX, São João do Arraial e Uruçuí.
Com a finalidade de acompanhar mais de perto o desenvolvimento do programa, a equipe realizou reuniões com prefeitos e secretários da educação, diretores das escolas e coordenadores pedagógicos, com professores, além de visitas às escolas. De acordo com a professora formadora, Conceição Parateli, o principal resultado das visitas é conhecer a realidade educacional de cada localidade. “Ver de perto como as escolas se organizam, as dificuldades que enfrentam e o que fazem de positivo ajudou-nos a compreender melhor como intervir para a melhoria do ensino”, afirma Conceição.
Percorrendo aproximadamente 4 mil quilômetros, a equipe observou que os municípios que têm obtido avanços significativos nos resultados são aqueles em que o esforço conjunto entre profissionais da administração e da educação está voltado para a qualidade de ensino, em que há acompanhamento constante do desenvolvimento do programa e apoio a sua execução. “Os municípios têm características políticas, sociais e educacionais peculiares que precisamos observar para entender os resultados atuais. Os laços entre formadores, professores e nós se estreitaram muito, o que certamente resultará em um maior comprometimento de todos”, aponta a coordenadora pedagógica do IQE, Maria Helena.

Fonte: ASCOM

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