terça-feira, 31 de julho de 2012

Registro indispensável

Por Antonio Alves Monteiro

Emancipado política e administrativamente de Castelo do Piauí, a 1º de outubro de 1995, Juazeiro do Piauí caminha em direção a um futuro promissor, graças ao empenho de sua gente trabalhadora, da sua juventude estudiosa, e de quantos integram o jovem município. Juazeiro do Piauí tem futuro e busca o sucesso pelo empenho de todos os seus filhos. E nessa busca do sucesso tem lugar proeminente a Câmara Municipal, cujos membros são os representantes do povo e porta-vozes dos seus anseios junto ao Executivo. Por isso, cada edil deve estar atento aos apelos das comunidades por melhorias na educação, nas oportunidades de trabalho, na saúde, na segurança, no saneamento básico, na comunicação, no comércio e na produção. Ser vereador é uma honra para o cidadão investido no cargo pela vontade popular, e é também uma grande responsabilidade perante todo o povo. Por isso, cada vereador, no seu agir político, deve ter diante dos olhos o interesse da comunidade, o bem estar coletivo. Isso é fazer Política com "P" maiúsculo.

No início de 2012, a Câmara Municipal de Juazeiro do Piauí deu prova de maturidade política ao realizar Sessão Solene de reconhecimento do trabalho de dois cidadãos em prol da cidade, cada um na sua área de competência e a seu modo, mas ambos numa visão comum: a solidificação da cidadania dos jovens juazeirenses.

Assim, no dia 02 de abril do corrente ano (2012), às 19 horas, por iniciativa do vereador "Bolinha", a Câmara Municipal de Juazeiro do Piauí realizou Sessão Solene para a concessão do Título de Cidadania ao Delegado Giulliano de Alencar Maia Bezerra e Moção de Congratulação ao Professor Antonio Alves Monteiro.

O Delegado Giulliano, no exercício desse cargo, contribuiu efetivamente para o bem da comunidade juazeirense. A cidade pacata não lhe deu preocupações quanto à segurança, de modo que ele pode voltar-se para um trabalho preventivo em favor dos jovens, ocupando-os com atividades esportivas com as quais lhes incutia valores indispensáveis a seu crescimento como cidadãos, à sua formação. Com esse trabalho, o Delegado Giulliano construiu amizades duradouras, granjeou respeito e admiração tanto dos jovens quanto de seus familiares e ganhou o justo e merecido reconhecimento da comunidade expressa na outorga do Título de Cidadão Juazeirense, o primeiro concedido pela Câmara Municipal da cidade.

O Professor Antonio Alves Monteiro é juazeirense nato. Cedo deixou sua aldeia à procura de ampliar seus estudos, iniciados com a mestra Dalva Ribeiro de Macedo. Percorreu longes terras, mas sempre voltava, nos períodos de férias, para atender ao grito telúrico sempre ressoante no seu íntimo e alimentar suas raízes sertanejas.

Sua formação clássica favoreceu-lhe percorrer os caminhos do Magistério, exercendo essa profissão com alegria, dedicação, perseverança e competência, no Colégio Marista Maranhense, em São Luís, e na Universidade Federal do Maranhão, também em São Luís e Campi interioranos, onde chegou por concurso público. Sobre Juazeiro do Piauí suas preocupações se prenderam ao resgate da memória da Mestra Dalva Ribeiro de Macedo, primeira professora local, à implantação da Biblioteca Municipal, e ao resgate da memória da cidade, da história local sob aspectos variados, cujas Crônicas vêm sendo publicadas. Esse trabalho já conseguiu despertar alguns jovens para a pesquisa histórica referente à cidade e sua gente. Um evento que está ligado ao nome do Professor Antonio Alves Monteiro é a CAMINHADA DA PAZ, que acontece desde 1999, e que deu visibilidade à cidade e à Pedra do Castelo, pois se desenvolve entre ambas. Por esse conjunto de trabalhos, a Câmara Municipal de sua cidade concedeu-lhe Moção de Congratulação.

Cumpre registrar que a sociedade juazeirense se fez presente à Sessão Solene, de iniciativa do vereador Bolinha e apoiada pelos demais Vereadores, realizada pela Câmara Municipal, cujo espaço mostrou-se pequeno para comportar todas as pessoas, locais e convidados de outras cidades.

Após a Sessão houve Coquetel de impecável organização.

Além do registro indispensável, esta crônica quer expressar ao Vereador BOLINHA e a toda a Câmara Municipal de Juazeiro do Piauí, os agradecimentos do Delegado Giulliano Alencar Maia Bezerra e do Professor Antonio Alves Monteiro, bem como das famílias de ambos.

Antonio Alves Monteiro
-Juazeirense-
Rua 6, Quadra 2, Casa 4 - COHAMA
São Luís - MA . CEP: 65.075-800

Publicação: Revista De Repente
Edição: Oliveira Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário